FIGURA DA SEMANA

FIGURA DA SEMANA: MÚSICO KEVIN YAV

FIGURA DA SEMANA: MÚSICO KEVIN YAV O nosso quadro por toda esta semana esta imperdível. Pois para esta semana, o nosso escritor Malero Jeque...

Primeiras vacinas chinesas contra a Covid-19 chegam hoje a Moçambique

O primeiro lote da vacina chinesa contra a Covid-19 chega na tarde desta quarta-feira (24.02) a Moçambique, anunciou hoje o Presidente Filipe Nyusi. Numa primeira fase será garantida a vacinação de grupos prioritários.

  "Nos últimos dois meses mantive contactos com o Presidente Xi Jinping, da República Popular da China, para o acesso à vacina contra a Covid-19 e numa primeira fase garantir a vacinação de grupos prioritários, dentre eles os profissionais da saúde", refere o chefe de Estado moçambicano na sua página no Facebook.

Com a chegada das primeiras vacinas chinesas, "o nosso desafio continua de modo a garantir a vinda de outras doses, cujas negociações estão numa fase avançada com os nossos parceiros", anunciou ainda Filipe Nyusi, que termina a mensagem com um agradecimento "ao Presidente Xi e ao povo irmão da República Popular da China".

Moçambique aguarda ainda pela sua parte no âmbito do mecanismo internacional Covax, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para fornecer vacinas anti-Covid aos países mais desfavorecidos.

Filipe Nyusi: "O nosso desafio continua"


O Gana deve receber hoje o primeiro lote de vacinas, a nível mundial, financiado pelo Covax, anunciou num comunicado conjunto a OMS e a Unicef.

"O Gana deve receber 600 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford fabricada pelo Instituto Serum, da Índia. Estas vacinas foram expedidas pela Unicef de Mumbai para Acra e fazem parte do primeiro lote de vacinas contra o covid-19 destinadas a vários países" mais desfavorecidos, refere o mesmo documento.

"Esta entrega representa o início do que se espera vir a ser o maior fornecimento e distribuição de vacinas da História", acrescenta o comunicado. "O dispositivo Covax prevê fornecer cerca de dois mil milhões de vacinas contra o covid durante este ano. Trata-se de um esforço mundial sem precedentes para garantir a todos os cidadãos o acesso às vacinas", dizem os dois organismos. 


Contratação de emergência de profissionais de saúde

O Conselho de Ministros de Moçambique autorizou, na terça-feira (23.02), o recrutamento de emergência de profissionais de saúde, sem concurso público, devido ao "aumento exponencial" de casos de covid-19, anunciou a porta-voz do órgão, Ludovina Bernardo.

A decisão do Governo moçambicano vai permitir a admissão de técnicos superiores de saúde, técnicos especializados de saúde, técnicos de saúde e agentes de serviço, incluindo serventes e motoristas para ambulâncias. Os recursos humanos com que o Sistema Nacional de Saúde conta atualmente, prosseguiu, não são suficientes para fazer face à procura de cuidados de saúde imposta pela pandemia.

Moçambique contabiliza 606 mortes por Covid-19 e outras 435 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, anunciou terça-feira (23.02) o Ministério da Saúde. 

O total acumulado de casos subiu para 56.595, dos quais 66% estão recuperados e outros 215 estão internados (75% na cidade de Maputo). Moçambique tem um total de 18.415 casos ativos, dos mais de 400 mil casos suspeitos testados, 1.960 dos quais nas últimas 24 horas. 

Só em janeiro o país registou mais casos e mortes que em todo o ano de 2020, elevando para mais de 300 o número de internamentos, pressionando o sistema de saúde.

FONTE. DW

REVISTA MOZA+


Anuncie connosco e torna a tua marca mais visível por muito menos. Pacotes publicitários super acessíveis para grandes, pequenas e medias empresas. Contacte a produção: +258846685839/+258873114534 ou marelojequee@gmail.com / revistamozamais@gmail.com

GOVERNO DETERMINA FUNERAL OFICIAL PARA DAVIZ SIMANGO

DAVIZ SIMANGO TERÁ UM FUNERAL OFICIAL

O GOVERNO moçambicano determinou hoje (23), em sessão do Conselho de Ministro, a realização de funeral oficial para Daviz Mbepo Simango, falecido ontem (22) vítima de doença, numa clínica privada na República da África do Sul.

Até ao momento estão a ser criadas condições para a transladação do corpo para a realização do funeral, em data por anunciar.

Segundo a vice-ministra da Economia e Finanças, Lodovina Bernardo, que falava no final da sessão do Conselho de Ministro, a decisão justifica-se pelo facto de Daviz Simango ser presidente da autarquia da cidade da Beira e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM),  e membro do Conselho de Estado.

Durante a sessão, foi também apreciado o balanço do impacto das medidas de prevenção da Covid-19, no país, a avaliada a situação de emergência causada pelo ciclone tropical Guambe nas cidades de Maputo e Matola, em que a chuva destruiu 30 habitações e inundou 7.227 residências, disse.

Foi igualmente apreciado o programa de construção de aterros sanitários no país, para condicionar resíduos sólidos, o que vai permitir eliminar lixeiras a céu aberto até 2025, assegurou.

 

Fonte. JORNAL NOTICIAS

REVISTA MOZA +


Anuncie connosco e torna a tua marca mais visível por muito menos. Pacotes publicitários super acessíveis para grandes, pequenas e medias empresas. Contacte a produção: +258846685839/+258873114534 ou marelojequee@gmail.com / revistamozamais@gmail.com

FIGURA DA SEMANA: MÚSICO KEVIN YAV


FIGURA DA SEMANA: MÚSICO KEVIN YAV

O nosso quadro por toda esta semana esta imperdível. Pois para esta semana, o nosso escritor Malero Jeque foi ter uma “super” conversa com «a tua figura da semana». E para esta semana, vamos destacar e conhecer um pouco mais o Kevin Yav da dupla Blessed Boyz da BOM TRACK STUDIOS.

Não pare de ler… tem mais depois do anúncio!

Contactos: Produção e redação +258 873114534 - revistamozamais@gmail.com ---------------------------------------------------------------------------------------------Anuncie connosco e torna a tua marca mais visível por muito menos. Pacotes publicitários “super” acessíveis para grandes, pequenas e medias empresas. Contacte a produção: +258846685839 / +258873114534 ou marelojequee@gmail.com / revistamozamais@gmail.com


Gozando do seu carisma, o nosso repórter neutralizou o mais falado e menos achado, o Kevin Yav, membro e também fundador da dupla Blessed Boyz, que fazem parte da Bom Track Studios. Uma das mais caras e renomada gravadora e estúdios de produção musical na cidade da Beira. Pertencente, ao saudoso Dayon Vuma.

Para dar início a conversa, o nosso repórter convida e conforta o entrevistado dizendo: “Podes ser profundo nas respostas, sem problemas. Esteja a vontade ao responder... E não te sintas obrigado a responder”. E mesmo depois disto, o jovem respondeu a todas perguntas na melhor simpatia que podia caracterizar um artista.



- Primeiramente, quem és? (para quem não te conhece).

“Chamo-me Kevin Yav, o meu nome verdadeiro é Kevin Kambaj Yav nascido aos 15/05/1998”

- Casado, divorciado, solteiro ou pegador?

“Sou solteiro… respondeu Kevin sem avançar muitos detalhes.

- Como defines a música na tua vida?

“A música? Eu defino a música como vida…”

E quando é que começaste a cantar?

“Eu comecei a cantar em 2007 com os meus 8 anos na igreja, e comecei a minha carreira musical em 2016. Para isto, acho que não houve nenhuma motivação, apenas é um dom familiar que se manifestou em mim… Eu comecei a cantar por sonho”

- Quem é que te motivou ou tem-te motivado?

“La no início, quando comecei, fui motivado por meus irmãos e alguns amigos, mas hoje, os que me motivam são meus pais, irmãos, amigos e fãs.”

- Quem o Keven admira na música, neste caso, inspiração?

“Da Republica Democrática do Congo (RDC), minha terra, admiro muito o Lokua Kanza e o Fally Ipupa, e admiro também os angolanos: Ferre Gola e Totó St. Já em Moçambique … (o Kevin respondeu com silencio)

- Para compor músicas. Donde vem as tuas «viagens»?

“Essas inspirações vieram a partir de certas coisas que temos vivido na sociedade, mas essas histórias não tem nada a ver com o que tenho vivido”.

E na música, qual o teu maior sonho? (Onde é que pretende chegar?)

“O meu maior sonho é conseguir viver de música e puder ajudar certas pessoas que precisam de ajuda em várias áreas. Eu pretendo chegar além-fronteiras…”



Perguntado sobre o estágio atual do mercado da música na cidade da beira, o músico diz o seguinte

- O que achas do estágio atual da cultura na cidade da beira (esta bem, mal, normal?)

“Eu acho que está normal, porque não adianta lamentar sem trabalhar, eu acho que é possível realizarmos os nossos sonhos cá na Beira, o segredo de tudo é trabalho”.

- Achas que estando na cidade da Beira com o talento que tens, estas num lugar certo?

“Acho que sim. Cada coisa ou pessoa tem o seu momento, só tem que se trabalhar e trabalhar. Quando chegar a tua hora de brilhar não importa o lugar onde você estiver, irás brilhar…”

- Qual foi o momento mais alto (ou especial) da tua carreira e qual foi o momento mais baixo (difícil) na tua carreira?

“Na verdade os momentos mais altos na minha carreira são viários, o que mais me marcou, foi quando partilhei o mesmo palco com o músico e produtor Slowli Vila Nova (Siro Sslwly) e ser reconhecido por ele num show live na «Favela Music Live»”. E o momento mais baixo que vivi, foi quando fui promover as minhas músicas em Maputo. (irei falar disto, mais e melhor na próxima oportunidade)”

- Te consideras um dos melhores da RDC no estilo que fases?

Não me considero melhor, estou apenas aprendendo com os melhores de RDC”

- Te consideras um dos melhores de Moçambique no estio que fazes?

“Um dos bons, não dos melhores…”

- E na lista dos melhores da beira, em que lugar ocupas? (De 1º à 10º)

“Eu acho que não posso escolher nenhum destes lugares, ate porque isto, isso é o público que pode fazer”.

Questionado sobre a dupla Blessed Boyz, o músico diz o seguinte:

“A Blessed Boyz foi fundada em 2016 e desejo que a dupla seja para sempre apesar do futuro que é incerto…”

- Quem tem suportado, ajudado, sustentado, produzido e guiado a dupla?

“A dupla é produzida pela Bom track, guiada pelo Dayon Vuma e patrocinado pelo Professor. Dr Patrick Ngoie Kazimingi”

- Nos fala um pouco sobre novas músicas?

“As novas músicas que estão por vir, são bombas mesmo! Acho que serão umas das melhores músicas de Blessed Boyz

- E o que o público pode esperar destas bombas?

“ Primeiro pedir ao público para que sejam mais pacientes, cientes e preparados para receber tudo o que estamos a trazer… Vêm muita música boa e com mensagem muito construtivas como de sempre. São músicas em que todos nós escrevemos, as melodias foram criados por mim, contam com Dayon na produção de instrumentais, e o cargo da produção esta também para o Dayon Vuma”.

- Para quando o lançamento das faixas?

“As músicas vão sair numa data por anunciar, ainda não foram lançadas e ainda estamos a pensar nos mecanismos de como partilhar as músicas. São todas surpresas…”

- E em forma de fecho?

“Deixar ficar uma mensagem para os fãs, amigos e seguidores. Dizer: Muito obrigado por todo carinho que nos têm dado, que continuem seguindo a mim e a dupla nas nossas redes sociais”.

- Para quem vai os abraços, beijos e agradecimentos?

“Os abraços a agradecimentos, primeiramente dizer obrigadoa a revista mais por me eleger artista da semana e a ti Malero Jeque, e abrigado a todos que tem apoiado a dupla Blessed Boyz. One love”

Nota: Kevin Yav tem origem Congolesa e esta erradicado em Moçambique na cidade da beira, onde desde muito gosta de fazer musica.



Anuncie connosco e torna a tua marca mais visível por muito menos. Pacotes publicitários super acessíveis para grandes, pequenas e medias empresas. Contacte a produção: +258846685839/+258873114534 ou marelojequee@gmail.com / revistamozamais@gmail.com

DEVIZ SIMANGO “FORA DE PERIGO”.


Daviz Simango poderá ter alta médica "a qualquer altura"

O presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e autarca da Beira, Daviz Simango, transferido para a África do Sul no sábado devido a um problema de saúde súbito, poderá ter alta médica "a qualquer altura".

    

"Falei há pouco com a família e as notícias são excelentes, o presidente está com um quadro clínico promissor e poderá ter alta a qualquer altura", disse esta segunda-feira (15.02) à agência de notícias Lusa o porta-voz do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Sande Carmona.

Todos os órgãos do partido e o Conselho Municipal da Beira, no centro do país, estão a funcionar normalmente e está fora de hipótese pensar em substituir o líder. "Está tudo a funcionar dentro dos carris e está fora de hipótese pensar em substituir o presidente, porque ele vai retomar a sua vida normal a qualquer altura", assegurou o porta-voz do MDM.

O presidente do terceiro partido moçambicano foi transferido na noite de sábado (13.02), da cidade da Beira para uma unidade de saúde da África do Sul devido a um problema de saúde súbito.

"Quadro clínico estável"

O chefe da bancada do MDM na Assembleia da República e irmão do político, Lutero Simango, disse à Lusa que Daviz Simango tem "um quadro clínico estável", sem, no entanto, especificar a causa do problema.

Citado pelo jornal "O País", Lutero Simango explicou que o mal-estar do dirigente já tnha começado há uma semana. "Na sexta-feira (12.02), o seu quadro não estava muito bom, embora no sábado (13.02) ao fim da tarde já mostrava alguns sinais de melhoria e por uma questão de precaução decidiu-se pelo seu evacuamento para a África do Sul", disse o irmão de Daviz Simango, que cumpre o quarto mandato consecutivo como edil da Beira.

O candidato a Presidente da República nas últimas eleições estava a gozar uma semana de férias, que não pode tirar em janeiro, devido às intempéries que assolaram a cidade da Beira.

A esposa de Simango fez um teste à Covid-19 com resultado positivo na última semana, disse fonte familiar disse à Lusa. O próprio edil da Beira também já fez um teste, mas desconhece-se o resultado, acrescentou a mesma fonte.

 

DW

REVISTA MOZA +


Anuncie connosco e torna a tua marca mais visível por muito menos. Pacotes publicitários super acessíveis para grandes, pequenas e medias empresas. Contacte a produção: +258846685839 / +258873114534 ou marelojequee@gmail.com / revistamozamais@gmail.com

ULTIMA HORA: CICLONE TROPICAL GUAMBE, PODERÁ SE DESVIAR DE MOÇAMBIQUE


Tempestade passa a ciclone Guambe ao largo da costa moçambicana.

A tempestade tropical Guambe transformou-se hoje num ciclone tropical cujo centro deverá passar a 100 quilómetros da costa moçambicana, anunciou o centro de meteorologia francês para o oceano Índico

“Ocoração do ciclone deverá manter-se a cerca de 100 a 150 quilómetros da costa moçambicana, com uma passagem mais próxima nas próximas horas”, de acordo com o boletim das 08:51 em Maputo (06:51 em Lisboa) emitido por aquela estação meteorológica.

Um avanço para terra, entrando em solo moçambicano, “está praticamente excluído”, devendo o ciclone seguir para sudoeste, em direção ao mar alto, acrescenta.

Ainda assim, espera-se uma nova vaga de vento e chuva forte no sul de Moçambique, até domingo, no seguimento de outras intempéries que têm afetado a região nas últimas três semanas, provocando inúmeras inundações.

Moçambique está em plena época chuvosa e ciclónica, que ocorre entre os meses de outubro e abril, com tempestades oriundas do Índico e cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral.

Este ano milhares de pessoas já foram afetadas.

As mais graves foram a tempestade Chalane, no final de 2020, e o ciclone Eloise, em janeiro, com um balanço oficial total de 19 mortos, mas relatos de autoridades locais apontam para o dobro.

LFO // SB

REVISTA MOZA +

+ Itens